Desafio 4 da Pauta |
Você é um cidadão! E pode aproveitar as eleições para falar diretamente com os candidatos, políticos e com os partidos. Pode fazer perguntas, dar sugestões e cobrar pela atuação (ou falta de atuação) deles usando o Twitter. Torne-se um webcidadão!Como?
1 - Escolha o/a(s) candidato/a(s), político/a(s) ou partido(s) político(s) para o/a(s) qual(ais) deseja enviar uma mensagem pelo Twitter.
2 - Caso não tenha o Twitter dele(a), faça uma pesquisa para descobrir. Como?
Uma dica é usar o Google. Coloque no campo de pesquisa o nome do partido, ou do(a) candidato(a) ou do(a) político(a). Nos sites que encontrar pode haver a informação de qual é o Twitter dele/a(s).
Outra maneira é usar uma ferramenta do Twitter para localização de pessoas e instituições. Depois de fazer o login no seu Twitter, clique em "Find People", digite o nome que procura e clique em "Search". Estas orientações constam do tutorial sobre uso do Twitter, publicado aqui no Minha Terra: veja.
Você pode experimentar outras formas de localizar estas informações! Use sua criatividade e seus conhecimentos!
3 - Agora que você já tem o Twitter dele(a), é só enviar sua mensagem. Você ainda não tem o seu Twitter? Então crie um agora!Veja como.
Para enviar sua mensagem, é muito importante escrever, antes da mensagem, o perfil do destinatário (@ seguido do nome do destinatário escolhido e localizado por você) e a tag (marca)#eunaeleicao (não se usa ç nem acentos no Twitter).
Em seguida, digite sua pergunta, seu comentário, sua sugestão ou mesmo a sua cobrança! O desafio é ainda maior porque você só tem 140 caracteres de espaço para construir sua mensagem!Exemplo: "@fulano #eunaeleicao sugiro ajudar mais os idosos com leis sobre saúde familiar para não precisarem sair de casa e irem até hospitais"
4 - Conte no blog do Minha Terra sobre sua ação e também se recebeu alguma resposta, copiando-a em sua mensagem. Aproveite para nos enviar, através do Twitter, a resposta que recebeu, incluindo na mensagem o perfil @minhaterra.
Parabéns! Você agora é um Webcidadão: ainda não pode votar, mas já está ajudando o Brasil a melhorar, atuando politicamente por meio da internet.