Prezados colegas cursistas, conforme combinado anteriormente, segue o material confeccionado no 2° Encontro Presencial, no dia 19/03/2011.
ALTERNATIVAS EDUCATIVAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA CONTRIBUINDO PARA SALVAR O PLANETA
19 de março de 2011
1- Integração das cidades por meio de ciclovia
• A Baixada Santista é uma região plana o que favorece a implantação de um sistema de ciclovia
2- Estimular a Carona Solidária
• É uma maneira de diminuir o fluxo de veículos
• Diminuição da emissão de poluentes atmosféricos
• Proporciona uma melhor qualidade de vida, através de práticas esportivas
3- Transporte coletivo mais eficiente e com maior qualidade
• Diminui a emissão de poluentes atmosféricos
• Incentiva a população a fazer uso do transporte coletivo
4- Implantação de energia solar na iluminação publica
Ex: No Estado do Ceará
• Redução da dependência de uma única matriz energética
• Diminui a poluição visual e o uso de matérias primas, por não necessitar de fiação elétrica
• Redução do gasto energético pela população, uma vez que estimula a educação e a redução desenfreada de energia
5- Redução do consumo energético
• Através da educação, conscientizar o cidadão em relação a redução do consumo energético e ao desperdício de energia.
Integrantes:
• Alessandro Rosini – Biologia
• Elaine Barbosa Azevedo - Biologia
• Fabio Roberto Lessa de Oliveira – Física
• Mariângela Silva Macedo de Carvalho – Química
• Rosângela Rodrigues Vieira – Química
• Selmolaine de Mattos – Biologia
__________________________________________________________________________________
Tema: Matrizes Energéticas
Subtema: Energias Renováveis
Objetivo Geral: Informar os alunos sobre as diferentes opções de fontes de energia que foquem a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, visando frear os impactos do aquecimento global provocado por ações antropogênicas, criando nos alunos uma postura de consciência global sobre esses aspectos.
Objetivo Específico: Trabalho interdisciplinar direcionado e sincronizado nos componentes curriculares da área das Ciências da Natureza.
Público-Alvo: 9º ano do EF e 2º do EM.
Procedimento:
Cada área do conhecimento abordará o tema proposto, subsidiando discussões baseadas no currículo específico, visando o alcance dos objetivos.
A utilização de vídeos e pesquisas em sites específicos, subsidiará os debates.
Como conclusão os alunos (divididos em grupos) deverão apresentar uma produção literária ou multimídia abordando os aspectos químicos, físicos, biológicos, políticos e sociais que foram desenvolvidos.
Professores:
Ana Paula Ramos e Santos
Jandira Fortunato Canfild
Denise Cassiano
Ana Amélia de Abreu
Cynthia Stelita Schaldi
Sidnei Ribeiro de Moraes
Rosemary Grushka
__________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário