Bom dia colegas!
Reservamos esse espaço para uma maior divulgação de recursos que possam enriquecer as suas aulas, tornando-as atrativas ao novo universo dos nossos alunos.
Toda colaboração é muito bem vinda.
Participem! Esse é o nosso espaço!

Dicas e manuais

Aqui disponibilizaremos manuais e dicas diversas para uso de computadores, notebooks e data show.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PROJETO “CELULAR NA ESCOLA”


Objetivos:
• Desenvolver atividades interdisciplinares utilizando o aparelho celular como recurso de estímulo.
• Incentivar a aprendizagem numa linguagem atual e dinâmica, aproximando-se da realidade e dos interesses do aluno.
• Questionar a utilização do aparelho celular: é indispensável? Como, onde, quando e para que usá-lo?
• Conhecer e debater o avanço dos meios de comunicação.
• Respeitar a diversidade com o reconhecimento das variadas classes sociais que se refletem nos inúmeros modelos de aparelho.
• Lançar questões que levem o aluno a refletir sobre a utilização inadequada do celular dentro da comunidade escolar.
• Analisar as diferenças entre a linguagem formal e aquela utilizada em mensagens instantâneas que, a cada dia, se propagam, contaminando as novas gerações. Despertando o interesse
• Apresentar o tema à classe, após autorização dos pais e responsáveis. Combinar com o grupo os dias em que serão utilizados os aparelhos em sala de aula.
• Com todos munidos de seus aparelhos, inclusive o professor, organizar os alunos em círculo para que apresentem seu celular aos demais. Lançar questões como:
– O aparelho é seu ou dos seus pais?
– Quando o ganhou?
– Quais recursos do aparelho você utiliza? Com qual frequência utiliza o celular?
– Seus pais impõem alguma limitação para uso do aparelho? Quais? Você concorda? Por quê?
• Juntamente com os alunos, analisar os diferentes modelos de aparelho, enfatizando que a função básica é igual em todos e há de se respeitar as preferências e condições de cada usuário.
O professor não deve permitir que haja piadas, deboches ou comentários preconceituosos pela falta ou inferioridade de modelo do aparelho ou de exibicionismo, no caso contrário.
• Criar um cartaz de utilização do celular que deverá ficar afixado na sala de aula durante o desenvolvimento do projeto. Os alunos, com a orientação do professor, completarão a tabela de forma coerente:

Onde usar?
Como usar?
Quando usar?
Por que usar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário