Bom dia colegas!
Reservamos esse espaço para uma maior divulgação de recursos que possam enriquecer as suas aulas, tornando-as atrativas ao novo universo dos nossos alunos.
Toda colaboração é muito bem vinda.
Participem! Esse é o nosso espaço!

Dicas e manuais

Aqui disponibilizaremos manuais e dicas diversas para uso de computadores, notebooks e data show.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tecnologia Educacional

O termo Tecnologia Educacional começa a ser empregado no campo da Educação no final dos anos 20 do século passado. O nascimento da tecnologia educativa ou educacional ou instrucional se dá através do emprego de materiais visuais, como filmes instrucionais. No princípio, os teóricos buscavam classificar os tipos de meios auxiliares visuais e dava-se ênfase a necessidade de que estes meios auxiliares estivessem integrados ao currículo.

A partir da Segunda Guerra Mundial, surgiram novas investigações e o campo teórico do uso de materiais audiovisuais se viu enriquecido com a teoria da comunicação, os conceitos de sistemas e das ciências do comportamento.

Nos anos setenta parecia que a comunidade científica, vinculada a Tecnologia Educacional (TE), havia alcançado um certo consenso conceitual e de conteúdo em torno dessa disciplina. Naquela época era entendida como um conjunto de procedimentos que, baseados no conhecimento científico, permitiam planejar e desenvolver programas educativos de modo sistemático e racional.

A TE havia sido configurada como a aplicação operacional de um conjunto de disciplinas (psicológicas, curriculares e filosóficas) para a melhora e incremento da eficácia dos processos de ensino auto-denominando-se como a ciência do planejamento do ensino.

A partir do final dos anos sessenta, a TE foi evoluindo, deixando um âmbito reducionista que focalizava somente os meios, até obter nos meados dos anos setenta uma visão de si mesma que reclamava converter-se em uma disciplina científica que teria o potencial de regular e prescrever a ação educativa.

Na década de oitenta começam a surgir e generalizar-se numerosos questionamentos, reflexões e críticas em torno do que havia sido a evolução da TE e da validade e utilidade da mesma para os sistemas educativos.

Tradicionalmente, pode-se estabelecer duas visões contrapostas sobre qual é a natureza e o objeto de estudo da TE: - uma centrada sobre um componente instrutivo "os meios audiovisuais" (própria dos anos cinquenta e sessenta); - outra, mais recente, e que surgiu como superação da anterior, sobre o ensino como processo tecnológico.

Hoje em dia se revisarmos o que se publicou sobre a Tecnologia Educacional descobriremos que ambas concepções seguem convivendo. Mais ainda, a visão da TE com a preocupação pelas "novas tecnologias da informação e da comunicação" parece predominar e transforma-se no objeto preferencial dos "tecnólogos" dos anos oitenta e noventa.


Ruy Ferreira

(texto de www.sobresites.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário